Monday, May 12, 2008

DETERGENTE.

Para o detergente ficar mais eficiente, coloque algumas gotas de vinagre na garrafinha. Misture bem.Além de tudo é uma baita economia, porque pode comprar um detergente mais barato e assim potencializar seusefeitos.

Como manter as suas facas afiadas

à medida que uma faca vai sendo utilizada, o seu gume perde o fio e, consequentemente, exige maior esforço para cortar. O que acontece é que os dentes minúsculos que constituem o gume encontram-se dobrados e é necessário restaurá-los e realinhá-los para voltar a obter o máximo poder de corte. Há dois métodos para manter a boa performance de uma faca.


Afiar:
Usando um fuzil antes e depois de cada utilização manterá o gume em perfeitas condições.Segurar o fuzil com uma mão e com a outra colocar a parte inferior da lâmina de encontro à parte superior do mesmo. Manter uma inclinação de 20º das costas da lâmina em relação ao fuzil.Mantendo a inclinação, fazer deslizar a lâmina até ao bico sem fazer muita pressão.Repetir o processo 3 a 4 vezes de cada lado da lâmina.No entanto depois de um longo e intenso período de utilização, o gume pode sofrer um desgaste maior e, nesse caso, será necessário refazê-lo através da amolação.


Amolar:
É o método para refazer o gume podendo utilizar uma pedra, um fuzil de diamante ou recorrer a um amolador profissional.Proteger tapetes de fibras vegetaisOs tapetes de fibras vegetais enchemse de pó. Para evitá-o e protegê-los de possíveis manchas de gordura, dissolva umas colheres de sal com leite, molhe um pano e esfregue-as.Antes de voltar a colocar os tapetes no sítio, deixe-os secar num local fresco e ventilado.

Thursday, May 8, 2008

Cuidados com a pele



Cera caseira para depilação com maracujá
Ingredientes
4 xícaras (chá) de açúcar
1 xícara (chá) de suco de cenoura coado
2 xícaras (chá) de suco de maracujá coado
1 colher (sobremesa) de fubá1 xícara (café) de água
Preparo
Leve ao fogo o açúcar, o suco de cenoura e o suco de maracujá, deixando ferver por 40 minutos. Retire do fogo e deixe esfriar. Antes de depilar faça uma leve esfoliação (com fubá e água) na área a ser depilada.Lave, enxugue muito bem a pele e aplique a cera em tiras em um pedaço de pano de algodão. Puxe a cera no sentido contrário do crescimento dos pêlos.Após a aplicação, lave, seque e aplique um hidratante.A cenoura contém betacaroteno (pró-vitamina A) que ajuda a pele a ter um bronzeado mais uniforme e mantê-lo por mais tempo.Conservar em geladeira.


________________________________________________________

AS contra as espinhas
Ingredientes-
um vidro de Leite de colonia de 100ml-
+ 5 comprimidos de melhoral adulto (AS: ácido acetilsalicílico 500 mg)

Preparo e uso
Jogue os comprimidos na solução.Deixe descansar uma noite.Agite sempre antes de usar.Limpe a pele com um algodão à noite. Deixe de 15 a 20 minutos e lave em seguida com o sabão de sua preferência. Se desejar limpar a pele pela manhã, repita o processo e lave em seguida.

obs.: pela manhã não deixe o produto sobre a pele, lave com água e sabão e (use filtro solar sempre), beba bastante água diariamente (ajuda a purificar o organismo, eliminar as toxinas e a deixar a pele bonita e hidratada).- um ótimo tonificante após lavar o produto com água e sabão é borrifar soro fisiológico sobre a pele e deixar secar naturalmente hidrata, alimenta e acalma a pele.


_________________________________________________________


Manchas nas axilas e virilhas: o que fazer?

Estava olhando alguns fóruns sobre aleitamento e maternidade e notei que muitas mulheres têm um problema em comum: axilas e virilhas escuras. Essas manchas incomodam principalmente porque fica parecendo que a depilação ficou mal feita ou que a região está suja.Uma das principais causas dessas manchas é a alteração hormonal. Por isso elas são frequentes na gravidez. Em geral, alguns meses após o parto as manchas desaparecem completamente.Outra causa é a depilação: quem usa lâmina ou creme depilatório muito frequentemente (todos os dias ou dia-sim-dia-não) acaba ficando com esse problema porque a lâmina e o creme irritam a pele e ela reage produzindo melanina.Se a causa for o tipo de depilação, o que pode solucionar o problema é alternar depilação com lâmina e depilação com cera (ou pinça, que é ainda menos agressiva). Um dia antes e um dia depois da depilação, faça uma leve esfoliação na área. Além disso, passe hipoglós de três em três dias na região manchada para ajudar a recuperar a pele.

Receitinha caseira para clarear axilas e virilhas:
Ingredientes
2 colheres (sopa) de aveia
2 colheres (sopa) de leite em pó
2 colheres (sopa) de fubá
2 colheres (sopa) de soro fisiológico

Procedimento
Misture os ingredientes e passe na região com movimentos circulares, suavemente. Lave com água mineral.Repita o procedimento a cada 20 dias, até conseguir um bom resultado.Em alguns fóruns, há também a sugestão para que se use limão como clareador. Se utilizar esse procedimento, lave muito bem a região antes de pegar sol para que as manchas não piorem

________________________________________________

Cera caseira para depilação com cenoura

Ingredientes
4 xícaras (chá) de açúcar
1 xícara (chá) de suco de cenoura coado
2 xícaras (chá) de suco de maracujá coado
1 colher (sobremesa) de fubá
1 xícara (café) de água

Preparo
Leve ao fogo o açúcar, o suco de cenoura e o suco de maracujá, deixando ferver por 40 minutos. Retire do fogo e deixe esfriar. Antes de depilar faça uma leve esfoliação (com fubá e água) na área a ser depilada. Lave, enxugue muito bem a pele e aplique a cera em tiras em um pedaço de pano de algodão. Puxe a cera no sentido contrário do crescimento dos pêlos. Após a aplicação, lave, seque e aplique um hidratante. A cenoura contém betacaroteno (pró-vitamina A) que ajuda a pele a ter um bronzeado mais uniforme e mantê-lo por mais tempo.

________________________________________________-

Como evitar que os pêlos encravem depois da depilação com cera

Os pêlos encravam quando não conseguem atravessar a camada superficial da pele. Muitas mulheres deixam de fazer depilação com cera, pois seus pêlos encravam muito. A solução é fazer uma leve esfoliação na pele a ser depilada um dia antes e alguns dias depois da depilação. Abaixo estão as instruções e a receita do creme esfoliante caseiro:

Ingredientes
2 colheres (sopa) de mel
2 colheres (sopa) de sal grosso

Preparo
Misture os ingredientes até formar uma massa homogênea. Se preferir, bata no liquidificador.

Como usar
Um dia antes da depilação ou alguns dias depois, passe o creme da receita acima com movimentos circulares. Esfregue suavemente, principalmente nas regiões mais sensíveis como axilas e virilhas. Depois passe um hidratante corporal não gorduroso. A quantidade desta receita dá para meia perna e virilha.
]

Não utilize esta receita mais de três vezes por semana.

_________________________________________________

Esfoliante de semente de uva

Ingredientes
1/2kg de uvas,
2 copos de soro fisiológico
1 colher (sopa) de aveia


Preparo
Bata tudo no liquidificador. Passe no corpo todo, principalmente cotovelos e joelhos. Não é necessário massagear muito, pois o próprio creme já ativa naturalmente a circulação. Lave com água fria.

___________________________________________-

Creme hidratante

Ingredientes- 03 colheres (sopa) de base creme líquida -
900 ml de água mineral ou deionizada -
100 ml de óleo de semente de uva -
01 colher (sobremesa) de bactericida líquido ou 1 g. de bactericida em pó -
04 colheres (sopa) de extrato de soja -
03 colheres (sopa) de extrato de abacate -
03 colheres (sopa) de essência de maresia -
5 gotas de corante cosmético na cor marfim - medidor - bastão de vidro - embalagem para creme


Preparo

1- Coloque a base creme no medidor. Acrescente água e vá mexendo até ficar homogêneo.
2- Coloque o óleo de semente de uva. Mexa bem. Em seguida, coloque os extratos, essência, corante e mexa bem.
3- Por último, coloque o conservante.
4- Envase. Deixe descansar por 24h.
Obs.: Válido por 6 meses.

Dicas para economizar energia elétrica e reais

Troque suas lâmpadas comuns por florescentes, diminuia pontos de luz e lustres com muitas lâmpadas e opte por ambientes com janelas abertas, vidros transparentes e sem cortinas, aproveitando melhor a luz do dia.No caso de corredores, ou hall de entrada, opte por sensores de presença, vale o investimento, economiza a energia e a lâmpada.· Use o microondas o menor tempo possível e quando estiver fora de uso desligue-o da tomada.· Não use forno elétrico.(Claro, se tiver que fazer economia)· Desligue o freezer, utilize o congelador da geladeira, só abra a porta da geladeira quando tiver certeza de tudo o que deseja pegar. Descongele a geladeira quando o gelo estiver com mais de 1 cm, ou seja ,uma vez por semana,ou siga as instruções do fabricante. Cuide do estado da borracha, se apresentar problemas troque-a imediatamente. Não seque roupas atrás da geladeira.· Desligue a secadora de roupas, depende dela quase toda economia que a família precisa fazer, de 20% de energia.Aproveite a luz solar.· Reduza o tempo de uso do microcomputador, estimule a leitura de livros ou a conversa.A tela consome muita energia. Desligue quando naõ estiver usando.· Aparelhos com imagem digital ou luz (rádio relógio, microondas, video cassete, DVD) devem ser desligados quando fora de uso ou quando não há ninguém em casa.· Na medida do possível não use o secador de cabelos, torradeira, ar condicionado, aquecedor, batedeira, estufas, espremedor de frutas e outros eletrodomésticos com resistência.· Não deixe televisores ligados em stand by, quando não estiverem olhando e principalmente a noite deixe de programar o desligar (sleep) e desligue no botão, só ligue a TV quando estiver no horário do seu programa preferido.· Faça o molho de sabão no tanque ou no balde antes de colocar as roupas sujas na máquina de lavar e procure lavar apenas uma vez por semana ou quando juntar a quantidade limite da máquina, se for possível enxágüe a roupa e utilize apenas o sistema de centrifugar para auxiliar na secagem nos dias mais úmidos, em dias de calor lave a roupa no tanque.· Substituir o chuveiro elétrico por chuveiro à gás ou diminuia o tempo dos banhos da família para no máximo cinco minutos.Não esqueça de limpar uma vez por semana ,(principalmente no verão) o filtro do aparelho do ar condicionado.· Ao recolher as roupas secas, dobre-as bem, pois economiza o consumo de energia no ferro elétrico, procure passar toda a roupa, uma vez por semana ou quando juntar uma grande quantidade. Ao comprar novas roupas opte por tecidos que não amassem.· Cuide de problemas na rede elétrica, como fios desencapados ou com espessura inadequada, não use T's e benjamins (mais de um aparelho ligado na mesma tomada).· Ao comprar novos aparelhos verifique a potência e o consumo de energia que deve estar impresso no selo de identificação do produto ou no manual de instruções. Prefira o eletro que tenha o selo da PROCELValores em reais do consumo para uso diário durante 1 hora.

Wednesday, May 7, 2008

Ergonomia para donas de casa

Quantas vezes você ficou dolorida após uma faxina em casa ou por ter passado roupa? Mas mesmo com a lombar, os ombros e as pernas reclamando, no dia seguinte é preciso fazer tudo de novo. Pois saiba que inúmeras dores e lesões podem ser evitadas com a adoção de posturas corretas nas atividades cotidianas


Embora muitos não levem a sério, o trabalho doméstico é aeróbico e, como tal, precisa de orientação e cuidados, não podem ser feito de qualquer maneira. O alongamento é essencial antes de começar a varrer a casa ou lavar roupa. O simples fato de espreguiçar-se já ajuda, pois aquece o corpo.


Por exemplo, procure manter a postura ereta ao:
• Passar ou torcer roupas;
• Bater um bolo ou cozinhar;
• Estender roupas no varal, segurar panelas pelo cabo;
• Lustrar móveis;• Esfregar ou passar pano no chão na casa.

Ao varrer, segure a vassoura pela parte de cima do cabo, de forma que não precise se curvar. Para apanhar objetos do chão, evite dobrar a coluna. Tente dobrar os joelhos sem abaixar a cabeça. Levante-se lentamente mantendo sempre o objeto próximo ao seu corpo com a coluna ereta.Tomando esses cuidados básicos, você já irá perceber a diferença na próxima faxina.

DICAS PARA CUIDAR DE VOCÊ

Hidratante caseiro para pele normal sem espinhas:
Amasse uma banana nanica com um garfo, junte uma colher de sopa de iogurte natural e 2 colheres de sopa de mel. Misture tudo muito bem e aplique no rosto por 30 minutos e enxágüe.
Obs.não deve ser usado se tiver espinhas porque o iogurte é rico em gordura e reforça a hidratação
Quando estiver com as mãos encardidas, esfregue limão para desencardi-las.
Para conservar as mãos finas quando está lidando na cozinha, esfregue-as com fubá.
Para aliviar queimaduras de sol, passe vinagre de maçã ou bata levemente com saquinho de chá molhado.
Para amaciar as mãos lave-as com azeite e açúcar.

CONSELHOS ÚTEIS PARA LIDAR COM O MICROONDAS

Em nenhuma hipótese coloque copo com água pra ferver no microondas,porque ao retirar o copo do micro poderá criar bolhas e correrá o risco de provocar queimaduras.
Nunca aqueça no microondas alimentos embalados em vidro totalmente fechados.
Nunca limpe seu microondas com produtos inflamáveis
Nunca cozinhe ovos com casca( nem sem casca mesmo cozidos )
Nunca ligue o forno do microondas quando o mesmo estiver vazio.
Nunca faça frituras no microondas.
Nunca estoure milho de pipoca comum.Utilize somente os apropriados para microondas.

Para cortar um bolo muito fresco

Para cortar um bolo muito fresco molhe a faca em água fria.

Para descascar ovos cozidos

Para descascar ovos cozidos com maior facilidade. mergulhe-os em água fria e quebre-os em volta da casca.Ela sairá facilmente.

Para descascar ovos cozidos

Para descascar ovos cozidos com maior facilidade. mergulhe-os em água fria e quebre-os em volta da casca.Ela sairá facilmente.

Para abrir conchas de mariscos

Para abrir conchas de mariscos mais facilmente lave-as em água fria, coloque-as em um saco plástico e ponha no congelador por uma hora.

Para a galinha cozinhar rápido

Para a galinha cozinhar rápido coloque na panela onde for cozinhá-la, um objeto de prata.

Quando for fritar batata

Quando for fritar batatas lave-as inteiras ,seque-as com um pano e só depois corte-as no tamanho desejado.

Quando fizer rocambole

Quando fizer rocambole não bata muito a massa pois ela se quebrará ao enrolar.

Para tirar o cheiro dos legumes e verduras

Para tirar o cheiro dos legumes e verduras ao serem cozidos, junte uma casca de pão na água que vai cozinhar. Ela absorverá o cheiro.

Para melhorar o sabor do óleo

Para melhorar o sabor do óleo mergulhe nele algumas azeitonas. Após alguns dias o gosto delas passará para o óleo

Para amolecer a carne dura

Para amolecer a carne dura, junte algumas gotas de calda de abacaxi.,ou se tiver leite de mamão verde..

Para o leite não grudar no fundo da panela

Para o leite não grudar no fundo da panela, ferva-o numa vasilha molhada.

Quando quiser soltar o arroz grudado no fundo da panela

Quando quiser soltar o arroz grudado no fundo da panela é só retirar a panela do fogo e colocá-la sobre um pano molhado em água fria.

Antes do preparo de aves

Antes do preparo de aves, deixe-as pelo menos 1 hora em água com rodelas de limão,vinagre e sal para tirar o cheiro

Quando na receita pedir casca de limão ou laranja ralada

Quando na receita pedir casca de limão ou laranja ralada, rale somente a parte verde ou amarela, pois a parte branca dará sabor amargo.

Para amolecer a carne

Para amolecer a carne, junte um pouco de leite frio e deixe repousar por 30 minutos.

Para que os olhos não ardam ao descascar cebolas

Para que os olhos não ardam ao descascar cebolas, coloque-as numa vasilha com água gelada por 15 minutos.

Para saber se o ovo está fresco

Para saber se o ovo está fresco é só mergulha-lo em panela com água fria e salgada. Ele não deve boiar

Para tirar cheiro de peixe das mãos

Para tirar cheiro de peixe das mãos lave-as com água e sal ou vinagre e sal.

Se salgar demais um prato

Se salgar demais um prato coloque ai umas batatas a cozinhar que as mesmas absorverão o excesso de sal.

Para tirar o gosto de queimado do feijão

Para tirar o gosto de queimado do feijão que grudou na panela, pegue um pouco do feijão e coloque-o no mármore da pia.Coloque em cima dele a panela com o feijão queimado e vá girando em circulo por uns minutos.Transfira o feijão para outra panela e verá que o cheiro e o gosto terão desaparecido

Para tirar os bichinhos das verduras

Para tirar os bichinhos das verduras (brócolis, couve-flor) lave-as muito bem e mergulhe-as em água com sal, vinagre ou limão durante algum tempo.Verificará que ao despejar a água ela sairá cheia de bichinhos.

Para tirar a pele do tomate

Para tirar a pele do tomate com mais facilidade, faça um corte em cruz na ponta do mesmo. Mergulhe-o em água fervente por 2 minutos.Retire-o e passe-o na água com gelo

Para que as batatinhas fritas fiquem sequinhas

Para que as batatinhas fritas fiquem sequinhas haja da seguinte maneira: depois de cortadas, coloque-as em água fervendo por alguns minutos e logo após em água gelada.Escorra-as bem, frite em bastante óleo e coloque-as sobre o papel toalha.

Para evitar que o cheiro da fritura

Para evitar que o cheiro da fritura se espalhe pela casa e só queimar um pouco de açúcar ou de casca de laranja.

Para verificar se a gordura está na temperatura ideal para frituras

Para verificar se a gordura está na temperatura ideal para frituras e só colocar um pedaço de pão amanhecido na frigideira. Se tostar num instante a temperatura está ótima para fritar batatas, bifes e peixes.

como temperar o bife

Não tempere o bife com o sal antes de fritá-lo pois o sal desidrata a carne fazendo-a perder suas propriedades nutritivas.

Ao guardar ovos na geladeira

Ao guardar ovos na geladeira evite que os mesmos fiquem próximos de alimentos de cheiro forte, pois por terem a casca porosa absorvem o odor dos mesmos.

abacate para que a metade não escureça

Quando usar somente meio abacate e para que a outra metade não escureça polvilhe sobre sua superfície farinha de rosca.

Para que o arroz fique soltinho

quando estiver quase seco pingue algumas gotinhas de vinagre e quando seco pingue novamente as gotinhas de vinagre,apague o fogo, deixe descansar dez minutos e sirva.

Para Os vidros ficarem limpos

Os vidros ficarão limpos e transparentes se lavados com uma mistura de 1 litro de água e 1 colher de vinagre.

Para acabar com as formiguinhas da pia

ponha pó de café usado onde elas caminham.

Para que os tostados soltem com facilidade

na hora de lavar os refratários é só untar as alças e as beiradas dos mesmos com margarina.

Para tirar manchas de vinho tinto das roupas

coloque em seguida sôbre ela, farinha de mandioca ou polvilho, até que embeba a farinha. Depois, lave com água e sabão.

Para tirar manchas de café ou chá da roupa

lave imediatamente com água fervente ou esfregue com um cubinho de gelo.

Para tirar manchas de gordura da roupa

coloque farinha de trigo ou talco sem perfume sobre a mesma, coloque um papel absorvente e passe o ferro por cima do papel. A gordura ficará no papel.

Para tirar o mofo de armários

coloque um saleiro com bicarbonato de sódio ou cal virgem na gaveta do mesmo.

Para tirar manchas de tinta da roupa

deixe-a de molho no leite, ou esfregue-a com sal e limão ou ainda com líquido de Dakin (hipoclorina).

Fabricação de Sabão com óleo de cozinha usado.

Materiais utilizados :
2 litros de óleo de cozinha usado,
800 ml de água quente,
80 ml de amaciante de roupa,
400 gramas de soda caustica.
.
.
.
Procedimentos:
1. É preciso coar o óleo para retirar
2. Após isso, despeja todo o óleo em
3. Aqueça esse óleo ate 60ºC.
4. Misture a soda caustica com a água quente.
5. Pegue a água misturada com a soda caustica e derrame dentro do recipiente com o óleo.
6. Depois mexe por aproximadamente 30 minutos.
7. Adicione o amaciante e despeja em um recipiente.
8. Espera esfriar e ai esta pronto o sabão.
9. Se desejar corte em tabletes.
10.O sabão feito só pode ser usado após dez dias.

Como tirar manchas de suor da roupa

Como tirar manchas de suor da roupa 1
Coloque a roupa de molho numa solução de três colheres (chá) de vinagre branco em um litro de água por 10 minutos. Depois lave a roupa com sabão.
.
.
.
Como tirar manchas de suor da roupa 2
Mergulhar a roupa em uma solução de 4 colheres (sopa) de sal para um litro de água antes de lavá-la.
.
.
.Como tirar manchas de suor da roupa 3
Coloque a roupa de molho em água morna e vinagre.
.
.
.
Como tirar manchas de suor da roupa 4
Coloque uma mistura de água com bicarbonato de sódio sobre as manchas e deixe de molho por meia hora. Depois, lave a peça.
.
.
.
Como tirar manchas de suor da roupa 5
Esfregue a roupa com uma solução de álccol e amoníaco (os dois produtos em quantidades iguais).

Como fazer a criança comer verduras e frutas

A maioria das mães (e dos pais também) sofre com o fato de os filhos não comerem frutas e verduras. Isso acaba tornando a hora das refeições - que deveria ser um momento de prazer - em uma tortura horrível tanto para os pais, como para a criança.Algumas dicas básicas podem ajudar a solucionar o problema
.
.
.
1. não force a criança a comer o que ela não gosta
Se você brigar com a criança ou forçá-la a comer algo com violência, a criança vai ficar com mais raiva ainda da comida. Além disso, esse tipo de discussão ou briga acaba tirando o apetite e estragando a hora do almoço de todos os que estiverem na mesa
.
..
.
.
2. dê o exemplo
Esse é o segundo conselho mais importante. Não adianta você querer que seu filho coma saladas se você não come. Dizer "faça o que eu digo, não faça o que eu faço" é coisa de pais hípócritas: a criança acaba ficando com raiva e se decepcionando com os pais se suas atitudes se contradizem com seus conselhos.
.
.
.
3. dê conhecimento
A gente não gosta daquilo que não conhece. Mostre as verduras, diga-lhes os nomes, diga que vitaminas cada verdura ou fruta tem e para que serve. Diga o que acontece se faltar alguma vitamina ou mineral no corpo. Mostre livros que falem sobre o funcionamento do corpo humano (as crianças adoram ver como é que as coisas funcionam), ou sobre nutrição. Dê preferência a livros que tragam bastante ilustrações e que coloque o assunto de maneira clara, mas não infantilizada demais (as crianças não gostam de ser tratadas como se fossem retardadas).
.
.
.
4. veja o que você põe na salada
Evite colocar o mesmo tempero em todas as saladas. Algumas famílias têm o hábito de colocar vinagre em todas as verduras: se a criança não gostar do vinagre, não vai gostar de nenhuma verdura, pois todas terão o mesmo gosto. Isso vale pra qualquer tempero, principalmente os com sabor mais forte. Ah, e isso eu falo por experiência própria. hehehe
.
.
.
5. experimente molhos e temperos diferentes
Existem vários molhos diferentes para saladas. Tente de tudo: molho de iogurte, maionese, molho branco, vinhagre de álcool, vinagre de vinho, vinagre de maçã, azeite de oliva, sal, cominho, ervas finas, alecrim, orégano, orégano com queijo (para dar aquele cheirinho de pizza), queijo derretido, molho de queijo, creme de leite, etc.
.
.
.
6. a salada não é prato secundário
Experimente colocar a salada como prato principal de algumas refeições.
.
.
.
7. faça pratos diferentes
A maioria das crianças não gosta de cenoura cozida no vapor, nem de cenoura crua ralada. Mas boa parte delas gosta de bolo de cenoura, suflê de cenoura, suco de cenoura e de outros pratos em que a cenoura é o ingrediente principal. S você prepara pratos gostosos com a cenoura e diz que é feito com cenoura, é possível que a aversão que a criança tem à cenoura diminua e talvez até desapareça. De quaquer forma, se ela comer pratos que contenham cenoura, já é muito bom. Isso vale para qualquer verdura ou fruta.Experimente servir apenas vegetais em uma determinada refeição. Por exemplo: faça uma lazanha de brócolis, uma saladinha de tomate temperada com sal e azeite de oliva, e sirva também folhas de alface. Se desejar, cozinhe umas batatas e cenouras para dar mais volume à refeição (caso você sirva no almoço). Essa é uma refeição saborosa e nutritiva. Duvido que as crianças reclamem.
.
.
.
8. coloque no arroz
Aproveite o arroz para enriquecer a dieta de seu filho. - coloque cebola ou alho picadinho no arroz. As crianças nem vão notar!- corte cenoura em cubinhos e coloque no arroz. Chame de arroz fantazia. Fica bonito e as crianças, em geral, não reclamam.- se você cozinhou verduras, não jogue a água fora: use-a para cozinhar o arroz. Assim os nutrientes que saíram das verduras cozidas não vão pro ralo: vão pro arroz.- tente outras coisas.
.
.
.
9. preparos diferentes
Existem muitos pratos saborosos que contêm verduras cruas ou cozidas. Experimente fazer alguns destes pratos de vez em quando.Aqui vão algumas sugestões de pratos gostosos com verduras e legumes:suflês, lazanhas, yakisoba, cremes, tortas salgadas, tortas de legumes, bolos, etc.
.
.
.
10. faça pratos lúdicos
A hora da refeição não pode ser algo desagradável, tem que ser um momento divertido e prazeroso. Faça pratos coloridos, com desenhos ou formas diferentes. Às vezes um simples detalhe, como uma fatia de limão enfeitando o copo de suco ou da salada de frutas já faz a criança despertar o interesse pela comida.Algumas sugestões: canudinhos recheados, saladas coloridas, rolinhos primavera, saladas de frutas com enfeites na borda do copo, carambola fatiada (fica parecendo uma estrela), etc.
.
.
.
11. deixe a criança participar
Se você tiver casa, faça uma pequena horta. As crianças gostam desse tipo de coisa e às vezes elas falam com orgulho: "esse alface é da minha horta!".Levar a criança pra feira e perguntar o que ela quer pode ser bem interessante. Ela vai responder que quer algo. Dificilmente elas têm a idéia de dizer que não querem nada: elas sempre querem alguma coisa. Depois pergunte como ela vai querer que o que ela escolheu seja preparado.Se ela não quiser participar, não insista.Acho que é isso aí. No site Mil Receitas tem algumas receitas interessantes com verduras e legumes. Vale a pena dar uma olhada. Vale a pena também apostar na criatividade: substitua ingredientes, crie, invente. :) Beijão pra todas.

Produtos de limpeza caseiros: amaciante de roupas

A base para amaciantes só é encontrada em potes de 500 ml, por isso dá para guardar e ir fazendo aos poucos.
Para fazer 2 litros de amaciante
2 litros de água filtrada
50 gr de base para amaciante
em pasta10 ml de essência
Preparo
Misturar a base na agua e coar para ficar bem homogeneo,colocar a essencia e deixar descansar um dia.

Produtos de limpeza caseiros: água sanitária

Para você fazer Água Sanitária com grande poder de clareamento e limpeza, separe os seguintes ingredientes :-
1/2 litro de cloro-
3 litros de água-
1 colher de sopa de barrilha
Dissolva bem a barrilha no cloro. Junte a água, misture mais e coloque tudo dentro de um recepiente de plástico. Feche bem e deixe de um dia para o outro antes de usar, assim a água sanitária tem tempo para descansar bem.

Como gelar rápido a bebida

Para gelar rapidamente o vinho, a cerveja ou o refrigerante, coloque as garrafas ou latas dentro de um balde de metal (ou panela) coberto com gelo, dois punhados de sal e cerca de 1/2 litro de álcool. Rode as garrafas ou as latas e em minutos estarão geladas.
Outra dica é molhar os recipientes (latas e garrafas) antes de enfiá-los no congelador. Gela muito mais rápido.

Horta em apartamentos com pouco sol

Moro num apartamento no qual o sol bate apenas no horário de meio dia e sempre quis saber que tipo de plantinhas eu poderia cultivar em vasinhos e que sobrevivessem à escassez de luz solar.Procurei, procurei e achei num fórum: O recomendável para plantar em apartamentos com pouca incidência de sol são temperos como mangerona, sálvia, hortelã e chás. Pois os chás e temperos são plantas de ciclos de vida mais longos, pode-se dizer que são perenes, e elas sempre vão crescendo. Já as hortaliças (alface, rabanete, etc.) não. Se não completarem seu desenvolvimento naquele tempo não crescem mais. E é óbvio: as plantas cultivadas em locais com pouca incidência de sol não vão obter o mesmo rendimento que aquelas que têm este recurso.

Horta caseira: Alface

O plantio do alface pode ser feito durante todo o ano. Suas sementes, por serem muito pequenas, podem ser misturadas com areia fina e melhor espalhadas se semeadas a lanço, nos canteiros ou sementeiras.
A germinação leva de 4 a 6 dias. O alface prefere solos argilo-arenosos, ricos em matéria orgânica. Quando estiverem com 6 a 8 folhas e com 8 a 10 cm, devem ser replantados em canteiros bem adubados, de modo que a planta fique com o colo acima do nível do solo e com espaçamento de 30cm entre as plantas. Só devem ser plantadas as mudas mais desenvolvidas, fortes e sadias. Outro importante cuidado que devemos tomar é de não plantarmos as mudas com as raízes emboladas ou dobradas e ainda não devem ser plantadas fundo demais.
A adubação dos canteiros pode ser feita apenas com adubo orgânico, que é feito com esterco de animais ou com o “composto”. Quando o canteiro estiver pronto, colocamos uma camada de esterco distribuída uniformemente sobre a superfície, na base de 20 litros por metro quadrado, espalhando-o bem e misturando-o à camada superficial da terra, deixando-a em condições de plantio. Para evitar o rebaixamento do nível do terreno, devido às regas e às chuvas, o solo deve ser um pouco compactado, evitando que os vegetais fiquem com as raízes fora da terra.
A plantação deve ser limpa, regada e irrigada sempre que necessário. Todas as ervas daninhas que nascerem entre as hortaliças devem ser arrancadas com raiz e tudo, com a mão, um sancho ou uma enxada. Isso é necessário por que elas “competem” com a plantação, roubando os nutrientes provenientes da adubação e fazendo sombra, impedindo que as hortaliças recebam a quantidade de sol necessária.
A colheita começa 60 dias após a semeadura. As folhas velhas devem ser eliminadas e a planta deve ser cortada bem rente ao solo, apesar de também poder ser arrancada com a raiz. Desta forma, se necessário, podemos conservá-la fora da geladeira por muitos dias, desde que seja colocada em um vaso ou recipiente com água, como se faz com flores. O alface prefere solo fresco, fofo, rico em material orgânico e com pH 6 a 6,8 (pouco ácido), de esterco bem curtido. A plantação deve ser irrigada com abundância e regularmente. É uma hortaliça de inverno, preferindo clima ameno.

Horta caseira:

afastando as pragas de suas plantinhas
Caldo de nictinaUm método bastante eficiente para manter as pragas afastadas das plantinhas é pulverizar caldo de nicotina nelas.Como se faz o caldo de nicotina? A matéria prima é o fumo de rolo picado ou mesmo as famosas guimbas ou pontas de cigarros usados, após esfarelados e colocados de molho (sem o filtro da ponta, é claro), de um dia para o outro. Depois, é só coar e pulverizar aquele "chá" nas folhas. ------------------Cravos da índia contra as formigasUma dica para afastar formigas das mudinhas é jogar cravos da índia no chão em volta da planta que estiver sendo atacada pelas malvadas formigas.

Como cuidar de peixes de aquário

Para quem gosta de ter um peixinho (ou alguns peixinhos) em casa e tem qualquer dúvida sobre como limpar o aquário, qual a ração ideal pra cada espécie de peixinho, como identificar doenças em seus peixinhos, como fazer a manutenção do aquário e dos equipamentos a este ligados, quais as algas mais adequadas a serem cultivadas no aquário e outras dúvidas que podem aparecer, aí vai uma dica útil:Tem um fórum na internet para aqueles que amam aquários e peixinhos de aquário.O fórum é bem completo e vale a pena dar uma olhada se vc já tem um aquário ou se vc pretende ter um em casa.Aí vai o endereço do fórum aquariofilia:http://www.aquariofilia.net/forum/

Artesanato de massa de sal

Ingredientes da massa de sal:
2 copos de farinha
1 copo de sal
1 copo de á gua


Modo de fazer:
Jogue a farinha de trigo e o sal em um recipiente e misture com uma colher de pau, vá acrescentando a água aos poucos, até formar uma massa compacta e homogênea. Se a massa ficar muito pegajosa acrescente um pouco de farinha de trigo. Se ficar seca demais, acrescente um pouco de água.Trabalhe a massa com as mãos sobre uma superfície plana e bem limpa. Para evitar que grude, polvilhe previamente a superfície com um pouco de farinha de trigo.Uma vez terminada as figuras, coloque-as em uma bandeja e leve ao forno baixo poraproximadamente 1 hora (até dourar). (em forno elétrico: 150°C de 30 a 45 min)Você não precisa de tintas especiais para colorir as figuras; pode aproveitar as que tiver em casa.Pode também enverniza-las diretamente ou depois de pintadas.A massa de sal também pode ser colorida com anilina comestível no momento em que estiver sendo preparada


Uma idéia para brincar com crianças pequenas:
com a massa de sal fazer-se um quadro com a impressão da mão ou do pé de cada criança. Para isso você precisará de uma forma redonda e um pouco de paciência.Ponha a massa preparada na forma redonda previamente forrada com papel impermeável (para forno) e comprima-a até ficar plana. Então "carimbe" a mão da criança sobre essa massa. Com a ajuda de uma caneta com ponta, faça um buraco que servirá para pendurar esse quadro na parede. Depois disso, leve essa forma ao forno (150°C- de 30 a 45min). E depois deixe esfriar. Quando esfriar, pinte-a com tinta aquarela à base de água e para ficar mais bonita passe uma camada de verniz incolor.

Tuesday, May 6, 2008

Cuidados com seu cãozinho


Como dar remédio ao seu cão sem se incomodar
Caso ele recuse engolir o remédio, coloque o comprimido no meio da ração ou em um pedaço de carne.Se for líquido,coloque o remédio em uma seringa,abra a boca do animal, mantenha a cabeça virada para cima e despeje o líquido no canto da boca, na parte de trás dos dentes.


Se seu cão rói tudo o que vê pela frente
Coloque onde o cachorrinho costuma roer tudo o que vê pela frente (pés de mesa, cadeira, etc), passe um pouco de essência de cravo com algodão no móvel. O gosto amargo o afastará.


Afastar as pulgas de seu cãozinho
Coloque galhos frescos de pinheiro no lugar onde ele costuma dormir.Algumas gotas de vinagre colocadas na água de enxague na hora do banho, também funciona.Outra dica é esfregar fermento de cerveja no pêlo do cachorro.Mantenha os cães longe das latas de lixo salpicando amônia dentro dos sacos antes de colocar na lata.


Dipilidose
Além de coceiras e picadas,as pulgas podem levar os cães a desenvolver dipilidose,uma verminose decorrente da ingestão destes insetos infectados por larvas. Ela causa inflamação intestinal e consequente diarréia e emagrecimento, além de deixar os pêlos arrepiados.As fezes oferecem a pista mais segura de que o cãozinho apanhou a doença. Nelas aparecem pequenos grãos brancos muito parecido com sementes de pepino e, às vezes, sangue ou catarro.


Como alimentar seu cão
Os veterinários recomendam que, a partir do 25º de vida, o animal comece a ser alimentado com ração em pó para filhotes. Aos poucos, quando ele for se acostumando, o pó deve ser substituído por pedaços. A periodicidade deve ser de três a cinco refeições ao dia, até o cão completar um ano.

Na hora do banho
Coloque algodão no ouvido de seu cão, para evitar que entre água e um pouco de vaselina ao redor dos olhos para protegê-los do sabão.Se você colocar um pouco de bicarbonato de sódio (mais ou menos 1 colher de sopa) na água de enxague o pêlo ficará com brilho e macio.Se por algum motivo seu cão não puder tomar banho, experimente lavá-lo a seco, esfregando bem o seu pêlo com bicarbonato e maisena, depois escove bem. Eles são ótimos xampus.



Gravidez psicológica na cadelinha
A gravidez psicológica ocorre frequentemente em cadelas que passaram por vários cios e nunca cruzaram.Podem apresentar os sintomas clássicos de gravidez psicológica. Eles são bem parecidos com a verdadeira gravidez: falta de apetite e desânimo, proteção exagerada de objetos como pedaços de pano, almofadas ou bichinhos de pelúcia. Algumas reagem agressivamente se considerarem que há ameaça. Na maioria das vezes, estes sintomas são passageiros (duram em média 2 meses). As causas biológicas estão relacionadas com o hormônio progesterona.Sua produção se estende por dois meses na cadelas que não foram fecundadas e, para as que tiveram filhotes, por mais dois meses após o parto. Pode ser necessário consultar um veterinário para que ele receite remédios para inibir a produção de leite nas glândulas mamárias.Se você planeja que a cadela não cruze, o melhor pode ser optar pela histerectomia (retirada do útero), que evita este problema, elimina riscos de câncer de útero e minimiza probabilidade de câncer mamário.


Dando comida para seu cão sem se incomodar
O prato de comida do seu cão não irá escorregar se for colado uma arroela de borracha grande no centro.



Se seu cachorro gosta de brincar com a vasilha de água
Solucione este problema fazendo um bebedouro. Use uma forma de bolo com buraco no centro, enfiada numa estaca de madeira ou num tubo, semi-enterrados no jardim ou quintal.

Cio da cadela
O tempo necessário para que a cadela entre no primeiro cio e tenha a sua primeira menstruação é oito meses. O período fértil acontece geralmente do nono ao décimo primeiro dia após o início do sangramanto. Esse ciclo é repetido a cada seis meses aproximadamente. Para conter o sangramento e evitar uma sujeira pela casa, o melhor a fazer é colocar na cadela uma calcinha de pano que você mesmo pode fazer e absorventes descartáveis. É comum a cadela ficar com a região inchada e dolorida e andar com as patas ligeiramente abertas.A gestação da cadela dura em torno de 58 a 63 dias.


Choro do cãozinho
Se o cãozinho começar a chorar à noite, coloque em sua casa ou próximo ao local onde ele dorme um relógio despertador de corda. Ele acalmará com o barulho do tic-tac.

Tirando os carrapato dos cães Se você tentar arrancar o carrapato uma parte dele pode permanecer na pele e infeccionar o local. Utilize algodão embebido em álcool, cânfora ou éter e aperte-o contra o carrapato. Estas substâncias podem entorpecer o carrapato e ele desmaia faciltando sua retirada.


Tirando os carrapato dos cães
Se você tentar arrancar o carrapato uma parte dele pode permanecer na pele e infeccionar o local. Utilize algodão embebido em álcool, cânfora ou éter e aperte-o contra o carrapato. Estas substâncias podem entorpecer o carrapato e ele desmaia faciltando sua retirada.

Dicas de cozinha: limpando o forno de microondas

nunca utilize produtos abrasivos, removedores ou detergentes comuns para limpar o microondas.· limpe imediatamente qualquer liquido ou alimento derramado dentro do forno.· internamente use somente um pano úmido com sabão ou detergente neutro.· para limpeza do gabinete e porta, use pano com água e sabão neutro, em seguida limpe com um pano úmido e por fim pano seco.· o painel de controle deve ser limpo apenas com um pano seco.· o vidro da porta apenas com sabão neutro.Remover odores do microondasJunte 1 xícara (chá) de água e 2 fatias de limão em um recipiente que possa ser aquecido no microondas.Aqueça por 2 minutos na potência alta.Quando o vapor assentar, limpe com um pano macio.