Tuesday, June 3, 2008

Mesmo que você trabalhe fora, sua casa não dispensa uma série de cuidados. Ainda que você tenha empregados para cuidar dela, é preciso saber coordená-los, não é mesmo? ......Por conhecer bem essas situações é que decidi montar esta página e oferecer uma mãozinha. Sempre haverá um jeitinho melhor, ou mais fácil, ou mais rápido para se fazer as coisas. Não sei de todos os jeitinhos. Mas, certamente, aqui você vai encontrar uma forma diferente para fazer alguma das tarefas do dia-a-dia, uma dica para facilitar sua vida em casa. E nao esquça de votar ali ao lado porque eu quero saber o que voces acham sobre minhas dicas. Obrigado!

A DIFÍCIL TAREFA DE CONTRATAR UMA EMPREGADA DOMÉSTICA

Contratar uma pessoa para cuidar da nossa casa não é uma tarefa fácil. Ela normalmente vive em nosso lar-doce-lar e muitas vezes permanece nele mais tempo do que nós mesmos.As empregadas domésticas trabalham mergulhadas na intimidade de seus patrões e conhecem suas vidas e seus hábitos como ninguém. Elas se tornam membros da família e sabem detalhes e particularidades importantes sobre a personalidade de cada morador da casa. O trabalho doméstico é muito amplo e requer disponibilidade de tempo para exigir que ele seja realizado de forma correta e higiênica. Também é preciso levar em consideração o nervosismo da própria funcionária.
O problema da escolha de uma empregada doméstica fica ainda mais complexo quando a funcionária, além de cuidar dos afazeres, fica "responsável pelas crianças". Embora não seja exatamente uma babá, essa mulher, provavelmente, vai passar mais tempo com seus filhos do que você. Nesse caso, a confiança é mais do que vital e o ideal é exigir excelentes referências. Se possível, coloque alguém da sua confiança para monitorar a (s) primeira (s) semana (s) da nova auxiliar. Algumas mães chegam a instalar câmeras em casa para, do computador do trabalho, poder vigiar tudo o que está acontecendo em sua casa. Afinal, conciliar a maternidade, com a vida profissional e pessoal, e ainda ter que arranjar um tempinho para resolver questões domésticas como esta, não é fácil!
Confira abaixo algumas dicas para descomplicar a contratação e delegação de funções à uma nova empregada doméstica.
CONSIDERAÇÕES ANTES DA CONTRATAÇÃO
- Procure indicações com amigas ou recorra à agência de empregos; - Peça pelo menos duas referências; - Cheque se as informações são verdadeiras. Afinal, você estará abrindo as portas de sua casa à uma estranha;- Peça que mantenha os cabelos presos, manicure com esmalte claro, batom claro, brincos discretos, roupa limpa e passada. Sempre muito bem arrumada e apresentável, como se todo o dia tivesse uma ocasião especial

VASO SANITÁRIO.

Para que o fique sempre impecavelmente esterilizado ponha dentro do vaso meio copo de bicarbonato de sódio e meio devinagre;10 minutos mais tarde ponha água fervendo e deixe.

TAPETES.

Para limpar tapetes e avivar suas cores, use um pano úmido no rodo molhado com bastante vinagre.

PARA LIMPAR PANELAS DE ALUMÍNIO.

Material necessário- 11 copos (americanos) de água-
1 sabão em pedra de cor amarela-
3 colheres de sopa de vinagre
Modo de preparoRale o sabão e colocar no fogo com a água. Acrescentar o vinagre. Deixe desmanchar tudo. Vai ficar um líquido. Deixe esfriar um pouco e distribua em potes individuais. Vai virar uma pasta.

SE VOCÊ DEIXOU QUEIMAR A COMIDA NO FUNDO DA PANELA.

Para tirar o queimado coloque um pouco de água misturada com bicarbonato de sódio e deixe ferver.

ÓLEO - POÇAS.

Se seu carro deixou cair um pouco de oleo sobre o chão da garagem, você pode retira-lo da seguinte forma:Coloque uma porção de cimento em pó sobre a mancha.Deixe absorver o tempo que for necessário.. em seguida varra tudo para o lixo.

MÁQUINA DE LAVAR ROUPA.

Quando sua máquina de lavar começar a mostras as primeiras deficiências, aqueles defeitinhos chatos que nãocomportam chamar alguém especializado para consertar, experimente esta dica: coloque-a em movimento com unsquatro litros de vinagre em vez de roupas.O vinagre vai limpar todos os resíduos de sabão ou de sujeira que se acumularm nos cantinhos mais escondidos, e quepodem ser a causa do mau funcionamento do aparelho.Você verá como a eficência da máquina melhorará.

FRITURA.

I - Tentar evitar que o cheiro de fritura se espalhe é sonho muito comum. Aqui está uma dica de solução. Quando você for fazer frituras, ferva na outra boca do seu fogão uma panelinha com alguns pedaços cascas delaranja.Deixe em fogo brando para que dure todo o tempo das frituras.
II - Acrescente um ramo de salsa logo que o óleo comece a aquecer.