Tuesday, June 3, 2008

A DIFÍCIL TAREFA DE CONTRATAR UMA EMPREGADA DOMÉSTICA

Contratar uma pessoa para cuidar da nossa casa não é uma tarefa fácil. Ela normalmente vive em nosso lar-doce-lar e muitas vezes permanece nele mais tempo do que nós mesmos.As empregadas domésticas trabalham mergulhadas na intimidade de seus patrões e conhecem suas vidas e seus hábitos como ninguém. Elas se tornam membros da família e sabem detalhes e particularidades importantes sobre a personalidade de cada morador da casa. O trabalho doméstico é muito amplo e requer disponibilidade de tempo para exigir que ele seja realizado de forma correta e higiênica. Também é preciso levar em consideração o nervosismo da própria funcionária.
O problema da escolha de uma empregada doméstica fica ainda mais complexo quando a funcionária, além de cuidar dos afazeres, fica "responsável pelas crianças". Embora não seja exatamente uma babá, essa mulher, provavelmente, vai passar mais tempo com seus filhos do que você. Nesse caso, a confiança é mais do que vital e o ideal é exigir excelentes referências. Se possível, coloque alguém da sua confiança para monitorar a (s) primeira (s) semana (s) da nova auxiliar. Algumas mães chegam a instalar câmeras em casa para, do computador do trabalho, poder vigiar tudo o que está acontecendo em sua casa. Afinal, conciliar a maternidade, com a vida profissional e pessoal, e ainda ter que arranjar um tempinho para resolver questões domésticas como esta, não é fácil!
Confira abaixo algumas dicas para descomplicar a contratação e delegação de funções à uma nova empregada doméstica.
CONSIDERAÇÕES ANTES DA CONTRATAÇÃO
- Procure indicações com amigas ou recorra à agência de empregos; - Peça pelo menos duas referências; - Cheque se as informações são verdadeiras. Afinal, você estará abrindo as portas de sua casa à uma estranha;- Peça que mantenha os cabelos presos, manicure com esmalte claro, batom claro, brincos discretos, roupa limpa e passada. Sempre muito bem arrumada e apresentável, como se todo o dia tivesse uma ocasião especial

No comments: